sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Feira de Ciências: Socializando experiências


Com base em nosso projeto “Conhecendo a ciência por meio de ambientes virtuais” cujo objetivos eram desenvolver o aprendizado e a compreensão do conteúdo de ciências naturais de forma lúdica, motivadora e divertida; Possibilitar uma estreita relação dos conteúdos aprendidos com a vida cotidiana do aluno; Valorizar a necessidade de inovação nos processos de ensino e aprendizagem, estimulando a relação teoria-prática, por meio da integração de conteúdos pedagógicos com os conteúdos de ciências naturais; Contribuir para a melhoria da qualidade da formação de professores e do ensino de Ciências Naturais, através da criação de materiais didático-pedagógicos e da disseminação de práticas educativas diferenciadas,capazes de proporcionar a construção do conhecimento; Reconhecimento e adoção de práticas diferenciadas de ensino de Ciências, vimos neste relatório apresentar o resultado de nossas experiências.

O projeto foi proposto e elaborado pelas professoras coordenadoras do Laboratório de Informática Mery Jane de Albuquerque Souza e Rízia Maria Gomes Furtado. O projeto foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2014 com todas as turmas das séries iniciais nos turnos matutino e vespertino e teve sua culminância dia 07/11/2014. As aulas foram ministradas com base no conteúdo de ciências de cada professor.

No primeiro momento, cada professor teve em seu cronograma de atendimento uma aula por semana no Laboratório de Informática. Durante três meses foram desenvolvidas aulas de ciências com o uso de ferramentas tecnológicas, ou seja, foram utilizados vídeos, imagens, jogos pedagógicos, softwares e outros para aprofundar as pesquisas dos alunos.

No segundo momento, com base nos assuntos pesquisados, os alunos tiveram que fazer um experimento, de acordo com a escolha da turma, e desenvolvido na sala de aula com o auxílio do Coordenador do Laboratório de Informática.

O projeto foi concluído com uma Feira de Ciência com a finalidade de compartilhar com as outras turmas os experimentos construídos e o conhecimento apreendido. O resultado foi além das expectativas, pois durante o evento, os alunos demonstraram realmente que se apropriaram do assunto pesquisado, tendo um domínio na hora das apresentações. As pessoas que visitaram os stands ficaram admiradas. Porém percebemos que as experiências mais visíveis, realizadas ao vivo, chamaram mais a atenção do público. Algumas experiências não puderam ser executadas por falta de substâncias químicas no mercado local, como por exemplo, o bórax. Mas num contexto geral todos foram prestigiados.

Imagens do turno matutino
Purificação da água
Ervas medicinais 

Energia eólica

Estudo sobre os vulcoões

Tipos de fósseis

Alimentção


Cuidados com a água

Sistema respiratório

Imagens do turno vespertino


Reciclagem de papel
Trabalho sobre fontes de energia

Grupo de professores do turno vespertino

0 comentários:

Postar um comentário